Qual a sua motivação?

Todo mundo conhece alguém que parece ter uma energia inesgotável e que conquista tudo o que quer. O nome disso é inspiração e motivação. Para atingirmos nossos objetivos, precisarmos estar motivados, uma razão que nos faz acordar cedo todos os dias e, seguir em frente sem pestanejar, independente do que tenha acontecido no dia anterior.

Motivação de vida é algo muito pessoal. Motivação é algo que nasce dentro de você mesmo, porém, a razão da sua motivação pode estar dentro ou fora de você. Pode ser uma conexão emocional com alguém: uma esposa, um marido, filhos, uma instituição de caridade ou mesmo ajudar alguém doente. Pode ser um objetivo de vida. Pode ser uma causa em grupo. O importante é ter uma motivação para não viver feito “barco à deriva”, sem um rumo certo.

Por outro lado, existe também a motivação por recompensa financeira. Nas minhas empresas recompenso minha equipe por meritocracia, que é fazer com que as pessoas ganhem em proporção aos seus méritos. Dessa forma, a medida que elas ganham mais, elas se motivam mais e por aí vai.

Portal Azul

Agora se você não está conseguindo encontrar motivações para manter sua energia alta, tenho uma sugestão para que organize seus pensamentos e se encontre uma fonte de motivação: monte seu Portal Azul.

É um painel onde todos os seus sonhos e metas são colocados em forma de imagens de revista, em ordem cronológica, como se fosse uma história em quadrinhos. É uma ferramenta visual para ajudar você e sua mente a refletir sobre seu objetivo diariamente e, à medida que os dias vão passando, aquilo que está no portal vai acontecendo, é como se fosse uma profecia. Eu sempre faço isso e acredite: se funciona comigo, pode também funcionar com você.

E, para fechar, quero te dar uma ideia. Escolha por dia no máximo três tarefas fundamentais, aquelas que de fato são tangíveis de serem feitas no mesmo dia. Eu vejo que as pessoas se comprometem a fazer muitas tarefas por dia e assim não conseguem fazer nada direito. Com isso ficam ansiosas e frustradas. Ao escolher apenas três, você vai conseguir realmente executar aquilo que se propôs a fazer e você vai se sentir vitorioso e, consequentemente, no dia seguinte vai querer conquistar mais e assim por diante.

Em resumo, sua motivação precisa ser genuína e metas devem ser desafiadoras, porém atingíveis.