O que é QE e o que tem a ver com sucesso?

Quem nunca fez um teste de QI – Quociente de Inteligência ou ao menos ouviu falar disso na infância? Ter um QI elevado era sinônimo de estar entre os melhores alunos da escola e de que, com certeza, iria se dar bem na vida e ter muito sucesso. Dizia-se que ser muito inteligente era meio caminho andado para garantir um bom emprego e uma boa remuneração.

Mas será mesmo que todos seus colegas de escola com QI elevado ocupam hoje cargos altos em empresas ou são milionários? Pode ser que sim, mas pouco provável. A grande variável que determina o sim ou o não para essa pergunta é se esses colegas tinham também um QE – Quociente Emocional elevado.

Hoje em dia, especialistas apontam que QI elevado é apenas 20% da razão pela qual a pessoa consegue um bom emprego e é bem-sucedido. Os 80% restantes correspondem a uma série de variáveis como condições financeiras, educação familiar, educação em negócios, conhecimentos para ter uma alta performance, trabalhar com sua missão de vida, sorte e o QE.

Mas o que será esse QE?

A melhor forma que eu tenho para te explicar do que se trata o QE é fazer aqui um relato pessoal. No começo da minha carreira eu sofria muito de ansiedade, sentia que as vezes não me relacionava como deveria com as pessoas e queria muito melhorar esses pontos em mim.

Então, eu comecei a estudar vários livros sobre o tema e comecei a entender que a nossa mente está ‘dividida’ em duas partes, a mente racional e a mente emocional – ou seja, o QI e o QE respectivamente.

Ter o QE elevado representa ter uma grande capacidade de perceber quando uma emoção surge e ter o poder de controlá-la ao ponto de decidir se a quer ou não expressar em determinado momento. É ter o pleno domínio das emoções e não ser dominado por ela. É mandar nas suas emoções de forma de não estar à deriva delas. Em outras palavras, quanto maior controle de suas emoções, maior será o seu QE.

Porém, o QE elevado sozinho também não é capaz de te conduzir de imediato ao sucesso. É essencial somá-lo a uma boa educação financeira, a um convívio social adequado, a ir sempre em busca de mais conhecimento, ente outros.

E, o mais importante, ter um QE elevado é algo que depende de você e pode ser desenvolvido. Ter um QE elevado melhora sua autoestima, seu foco e seus relacionamentos. Uma pessoa que controla suas emoções e gera empatia, sem dúvidas, se torna uma companhia mais agradável.

Já num ambiente de trabalho, quem tem QE elevado vai além, conquista a harmonia de equipes e é visto como alguém que agrega. Se for um gestor, conseguirá fazer as pessoas trabalharem com mais alegria e motivação e, assim, apresentará melhores resultados.

Pessoas com QE elevado, em geral, são aquelas que inspiram confiança, que passam a percepção de terem um caráter íntegro. E isso é fundamental, por exemplo, no mundo do negócios em que é importante ter uma robustez maior com relação ao seu nome.

Ter QE elevado também não é garantia de sucesso, mas certamente te ajudará a trilhar um bom caminho até lá. Dessa forma, faço aqui uma proposta para você. Você quer conquistar seu propósito de vida e ter muito sucesso? Então, mantenha sua inteligência emocional elevada, controle emoções, diminua sua ansiedade e respeite as emoções dos outros.