Gestão de tempo: organize seu dia e seja mais feliz

Você sente que seu dia rende menos do que gostaria? Se fosse possível “compraria” algumas horas extras para terminar de fazer tudo o que precisa? Tem a frustração de não conseguir terminar nada do que começa? Tem tarefas que você sempre deixa para depois e nunca nem começa? Então, está na hora de repensar como você faz a gestão de tempo porque desse jeito sua carreira não vai evoluir, você não vai ficar rico nem viver com felicidade.

Geralmente quando temos a sensação de não estar dando conta de tudo é fruto de uma série de fatores, dificilmente é um quadro impulsionado por um único motivo. Aliás, atire a primeira pedra quem nunca passou por isso…

Minha sugestão é que você faça uma avaliação de como você organiza o seu dia – eu fiz isso e me ajudou muito! Faça uma lista de tudo que pode fazer você perder tempo, se distrair ou mesmo procrastinar atividades.

A seguir pense em soluções para cada item da sua lista. Veja a seguir cinco coisas que eu faço e que me fizeram ganhar tempo no meu dia a dia e, quem sabe, podem te ajudar a organizar o seu:

1) Transforme grandes desafios em pequenas tarefas

Às vezes nos deparamos com um desafio muito grande e empacamos sem saber por onde começar. Que tal buscar uma forma de dividi-lo em várias pequenas atividades? Por exemplo, imagine uma pessoa que vai escrever um livro. Ninguém escreve na agenda “escrever um livro” e sim escrever cinco páginas hoje, cinco amanhã e assim por diante. Quando fracionamos uma tarefa fica muito mais fácil digeri-la, acompanhar sua evolução e conclui-la. E assim a pessoa se sentirá mais feliz, realizada e vitoriosa ao concluir cada pequena atividade.

2) Escolha o período ideal para cada atividade

Escolha o melhor período do dia para você resolver cada tarefa. O ideal é fazermos as tarefas chatas e difíceis quando estamos com maior força de vontade, com mais energia, o que geralmente acontece pela manhã. Então, sugiro que escolha o período da manhã para executar as tarefas mais fundamentais. Imagine que você é um peão de obra. Se tem que jogar tijolos para cima, concorda comigo que você vai estar com mais energia de manhã cedo do que no final do dia? No final do dia, você vai estar jogando com menos precisão, velocidade e foco. Concorda comigo?

3) Crie soluções para não se distrair

Busque alguma maneira para manter o foco e a concentração com mais facilidade. Experimente usar uma placa de concentração em seu escritório, em que você coloca vermelho para ninguém te interromper e verde quando as pessoas puderem falar com você sem te atrapalhar. Outra dica é deixar o celular em modo avião, assim não vai nem saber que chegou mensagem nas suas redes sociais ou whatsapp – por que é difícil ouvir e não responder, não é mesmo? E, se você estiver num lugar com muitas pessoas, compre um fone de ouvido e coloque no site www.noisli.com. Ele transmite efeitos sonoros da natureza e assim você bloqueia totalmente o som externo, sem se distrair.

4) Não seja perfeccionista nas suas tarefas

Sabia que muitas vezes feito é melhor do que perfeito? Se você está quase concluindo uma tarefa e está acabando o prazo, avalie se o que você está fazendo é perfeccionismo ou é realmente necessário. Reflita se o que já está feito não é suficiente para entregar um bom resultado. Se você notar que não é tão importante e seu trabalho já estiver satisfatório, entregue assim. As vezes o perfeccionismo não muda em nada o resultado.

5) Alimente-se adequadamente

A forma com que nos alimentamos pode tanto nos dar energia quanto nos deixar lentos. Verifique o que você anda comendo no café da manhã e no almoço e procure alimentos que favoreçam a execução de suas atividades. Depois de almoçar uma feijoada em pela quarta-feira é difícil que uma reunião à tarde seja produtiva, pois toda a sua energia vai estar canalizada para você fazer sua digestão. Se você não tem ideia dos alimentos que podem te dar energia, procure um nutricionista para te orientar e aproveite para cuidar da sua Bateria Corpo.