Como surgiu o Conceito das 5 Baterias?

Comecei minha vida empresarial no fim dos anos 90 com pouco investimento – apenas R$15mil e esse fato fez com que eu tivesse que me superar para atingir meus objetivos e estar à frente da concorrência – que na maioria das vezes tinham mais capital do que eu. Persistência, criatividade e, claro, resiliência, sempre foram essenciais para seguir em frente quando algum plano não sai como esperado.

Por muito tempo meu foco foi totalmente direcionado a ter sucesso e encontrar o caminho para ter dinheiro e a qualidade de vida que eu sonhava. E, foi assim que o Conceito das 5 Baterias surgiu na minha vida, aos poucos, uma bateria por vez, uma para cada momento de vida.

Na época que comecei a desenvolver a metodologia não se chamava de Bateria, mas era uma forma de mensurar se eu estava me preocupando adequadamente com os pontos essenciais para ter equilíbrio e qualidade de vida, além de conquistar meus objetivos.

Quando eu percebia que conquistava o carregamento de uma Bateria – e conseguia mantê-la carregada, logo surgia uma outra tão importante quanto a anterior e, foi assim, que ao longo dos anos fui criando estratégias para aumentar ainda mais minha auto performance e chegar até aqui.

A primeira Bateria que surgiu foi a Financeira, pois, como todo mundo no começo da carreira, o que eu queria era ganhar dinheiro. Porém, depois que eu ganhei dinheiro, percebi que se não cuidasse da minha saúde, me alimentasse direito e fizesse esportes, não teria uma boa qualidade de vida – o que certamente iria impactar no meu rendimento no trabalho. Então, em 2001, quando eu já tinha 23 anos e um faturamento considerável, criei a Bateria Corporal.

Dois anos depois, com dinheiro e saúde física em harmonia percebi que precisava aprender a lidar de uma maneira mais equilibrada com as minhas emoções, pois minha saúde emocional estava um caos. Com isso, resolvi estudar como funciona o nosso cérebro na questão emocional e desenvolvi uma série de técnicas para reprogramar e aumentar o meu QE (Quociente Emocional).

Entretanto, acabei me dando conta que tudo isso não era suficiente e que eu precisava reorganizar minha vida de uma forma que eu conseguisse ter tempo para curtir minha família e amigos. Dessa forma, desenvolvi a Bateria Relacionamento e passei, inclusive, a aumentar meu networking com pessoas que não imaginava o resultado positivo que poderiam agregar aos meus negócios.

Com o tempo eu percebi que ainda havia algo que me deixava inquieto. Depois de muita reflexão, me dei conta que eu sentia falta de trabalhar em algo que me desse prazer, que fosse ligado à minha missão e aos meus dons naturais. E eis que nasceu a Bateria Profissional, que é o pilar que motiva as pessoas no trabalho e assim as faz render mais, traçar metas de crescimento profissional e criar a percepção para o encontro do seu propósito de vida.

Em resumo, conscientemente, desde 1998, fui montando um plano para poder vencer minha concorrência, me superar e ter sucesso – tanto no profissional como no pessoal. Entendi que não adianta sermos bem-sucedidos em apenas uma área da vida e descuidar das outras. A felicidade genuína está no equilíbrio! E, de um tempo para cá, percebi que esta metodologia se aplica a qualquer pessoa que esteja disposta a conduzir sua vida de maneira que a leve a ter um resultado diferente do que ela tem hoje!