Bateria Emocional: persistência é essencial para ter equilíbrio

É em situações de conflito que conhecemos como funciona a Bateria Emocional de cada pessoa. Alguns apresentam menos emoções ‘a flor da pele’, outros reagem com mais stress e agressividade. E isso vai além da personalidade de cada indivíduo, o ponto crucial é o quanto cada pessoa tem ou não controle de suas emoções.

A Bateria Emocional precisa estar sempre bem carregada, assim como todas as outras 4 Baterias, do Conceito das 5 Baterias. É ela que representa a forma como cada um de nós lida com as emoções, se relaciona com os outros e consigo próprio. Se esta Bateria está desequilibrada não é possível conquistar o sucesso nem ser plenamente feliz.

A essência da Bateria Emocional é o QE (Quociente Emocional). O QE é o complemento do QI (Quociente de Inteligência), aquele que ouvíamos falar muito na infância e supostamente determinava se uma pessoa seria bem-sucedida na vida, teria um cargo alto em empresas e seria rico. Os que tinham QI alto eram aqueles alunos que se destacavam e tiravam notas altas na escola, sabe?

Porém, lá pelos anos 90, o QI perdeu seu lugar de destaque para o o QE (Quociente Emocional) e assim a “Inteligência Emocional” ganhou notoriedade. QE é pacote de habilidades emocionais que compõem a empatia, autoestima, autoconfiança, automotivação, resiliência e autoconhecimento.

O surgimento

Criei a Bateria Emocional logo no começo da minha trajetória como empresário, porque você pode imaginar o quanto a minha vida era corrida, estressante e cheia de desafios assustadores pelo fato de ter fundado e me dedicado a 16 empresas. Se uma empresa já dá trabalho, imagine 16!

Quando uma empresa começava a se consolidar, eu já iniciava a abertura de outra – muitas vezes em um ramo totalmente diferente. Sempre precisei cuidar muito do meu emocional, pois só assim poderia acompanhar essa evolução. Mas, sem dúvidas, em alguns momentos fui dominado pelo stress e menor resistência a frustrações.

Foi aí que resolvi ir atrás de especialistas e ler muito sobre o assunto. Com o tempo, fui juntando as peças desse quebra cabeça da mente humana e compreendi a importância do QE. Hoje em dia, posso dizer que consigo manter o meu QE alto e explorar minha melhor versão como ser humano e, assim, ter alta performance.

Para desenvolver o seu QE, você pode sair da zona de conflito, meditar, refletir antes de reagir e praticar diversos exercícios de autocontrole, entre outros – até porque geralmente os pensamentos negativos que nos desequilibram vem à tona mais ou menos da mesma forma e em situações semelhantes.

Pouco a pouco, você irá ganhando mais equilíbrio e seu cérebro vai se reprogramando. É um processo que pode ser lento e que requer muita força de vontade e persistência, porém, o resultado é sempre surpreendente.

Em outras palavras, a Bateria Emocional é a que traça o caminho para que você possa viver emocionalmente inteligente, tanto na vida pessoal como profissional e assim, controlar impulsos emocionais e impactar positivamente as pessoas ao seu redor – filhos, família, colegas de trabalho etc. Reflita sobre isso!